A Ecovias acaba de receber mais dois guinchos para remoção de cargas e veículos pesados em todo o Sistema Anchieta-Imigrantes; outros dois veículos desse porte haviam chegado ao sistema em janeiro desse ano. Os quatro veículos não têm equivalentes na América Latina e apresentam capacidade de arrastar até 123 toneladas, quase três vezes mais que um guincho pesado comum, que suporta até 45 toneladas. Eles contam com mecanismos hidráulicos, o que aumenta a precisão e oferece autonomia maior; os comandos podem ser acionados pelo operador a até 100 metros de distância, conferindo mais segurança na operação; e a carroceria e o equipamento são feitos de aço naval, aumentando a resistência e reduzindo o peso.
A compra dos novos equipamentos nasceu da necessidade da Ecovias em superar os problemas do dia-a-dia no sistema, que conta hoje com caminhões maiores e mais pesados, chegando a 80 toneladas. Como não havia no Brasil equipamento de reboque que pudesse dar conta de pesos tão altos, a concessionária orientou a elaboração de um equipamento exclusivo, partindo dos modelos já conhecidos.
Todos os detalhes foram pensados de forma a facilitar a operação. Por exemplo, com dois redutores independentes, um contêiner pode ser destombado facilmente ancorando cada redutor em um ponto.
Fonte: Logweb
|